Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

                       Tintas Caseiras

Você pode fazer tinta em casa usando material que é facilmente encontrado na utilização quotidiana, para não mencionar que você pode experimentar de várias maneiras com este material e criar diferentes tipos e cores de tinta! Siga os passos listados abaixo para fazer sua própria tinta!

Tinta preta: Existem várias maneiras de fazer tinta preta; uma bem fácil é: tomar uma gema de ovo, ½ colher de chá de negro-de-fumo, ½ xícara de mel e uma colher de chá de goma arábica. Negro-de-fumo encontra-se disponível comercialmente, ou você mesmo pode fazê-lo, segurando uma placa ou qualquer recipiente sobre uma vela acesa, levará algum tempo para recolher meia colher de chá, entretanto. Misturar todos os ingredientes para fazer uma pasta grossa, adicione água suficiente para diluir esta pasta para uso, de tal forma que ela escorra facilmente, como um fluido.

Tinta Marrom: Você precisará de uma colher de chá de goma arábica, alguns saquinhos de chá, ou umas duas colheres de chá de chá a granel (mais, se você quiser uma cor mais escura), e metade de um copo de água fervendo. Despeje a água sobre o chá em saquinhos ou a granel colocado em uma tigela grande, acrescente a goma arábica, e deixe em infusão durante cerca de 15-20 minutos. Amasse as folhas de chá com uma colher para extrair o máximo possível de essência do chá, e coe em uma tigela limpa. O líquido deve ser resfriado antes de ser engarrafado para armazenamento e utilização.

Outros tipos de tinta: Você também pode fazer tinta com alguns componentes interessantes, como corante índigo, nozes, os diferentes tipos de frutas escuras (do tipo escamosa, em bagas, como por exemplo a amora), suco de limão, etc Para fazer "tinta invisível", basta escrever com uma caneta cheia com suco de limão, depois segure sobre uma chama acesa para aquecer, e sua escrita vai aparecer! Corante índigo misturado com água dará a você uma tinta azul prussiano escuro. Para fazer tinta de nozes, esmague cascas de nozes em água de excelente qualidade, misture com a água e aqueça em fogo médio por cerca de trinta minutos. Deixe a solução esfriar e repousar durante a noite, no dia seguinte coe e adicione um pouco de vinagre. Sua tinta de nozes está agora pronta para uso. Para preparar tinta de qualquer fruta escura (conforme explicado acima), esmague-as e coe para extrair o suco. Adicione um pouco de vinagre e sal, misture bem e armazene.



Agora que você entendeu a idéia básica de como pode preparar tinta por si mesmo, poderá experimentar com outros ingredientes para fazer novos tipos de tinta. No entanto, tenha cuidado enquanto usa quaisquer produtos químicos, e, definitivamente, conserve fora do alcance das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário